Resenha: O Curioso Caso de Benjamin Button

war_bb_poster_64x94

São Paulo. Terça-feira. Um calor dos infernos. Tudo ia bem quando tudo ficou melhor. Lá pelas 16h, consegui um famigerado ingresso para a pré-estreia de O Curioso Caso de Benjamin Button. Sucesso!

Entrei na sala escura e bem cheia, soltando peidos de expectativa.  Trailer 1: Sim Senhor. Trailer 2: Gran Torino. Trailer 3: O Contador de Histórias. Luzes 100% apagadas. Os logos da Warner e da Paramount surgem na tela como nunca antes (fantásticos, por sinal). 

Seria o começo de um dos filmes mais belos que já vi.

Por mais bizarra que seja a história – baseada em um conto de F. Scott Fitzgerald -, nas mãos de David Fincher, a jornada de um homem que nasce com 80 anos e fica jovem com o passar do tempo, torna-se absolutamente crível e emocionante.

Mais que isso. O filme é uma linda poesia sobre a fragilidade da existência humana.

Tudo graças a um roteiro excepcional (alguns diálogos são memoráveis), a técnicas irretocáveis (o processo de envelhecimento dos personagens é de cair o queixo), a atuações inspiradas e a uma direção segura, que soube amarrar tudo isso da melhor maneira possível.

E acredite, a câmera de Fincher está mais comportada do que nunca. O que não é ruim, já que o diretor mostrou como ser subversivo, sem precisar fazer as estripulias visuais de Quarto do Pânico ou Clube da Luta

Em alguns – poucos – momentos o filme desacelera, mas não fica menos interessante. As atuações de Brad Pitt e de Cate Blanchett são marcos em suas carreiras. Quando idoso, é com a ternura das pequenas expressões que Pitt nos convence que, dentro daquele corpo enrugado, vive uma criança.

Belíssimo, inteligente, engraçado e muito emocionante, O Curioso Caso de Benjamin Button é também um filme que faz refletir. Pensar sobre a vida, a morte, e sobre como é bom gostar de cinema.

Nota: 9,0 

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s