Resenha: O Leitor

o-leitor

Lembro-me perfeitamente de quando assisti As Horas no cinema, em 2003. Saí da sessão devastado, mas com um sorriso de “puta-que-filme-bom” no rosto. Fiquei impressionado com a beleza do roteiro e com a habilidade do diretor Stephen Daldry em amarrar, de forma tão brilhante, a história daquelas mulheres.

Talvez, por essa razão, fica tão difícil falar sobre O Leitor

O filme é ótimo, mas não me emocionou tanto quanto as duas primeiras obras do diretor (adoro Billy Elliot). Não por falta de talento de Daldry. Pelo contrário, o cineasta três vezes indicado ao Oscar® de Melhor Diretor, esbanja sensibilidade e segurança na condução da trama e dos atores.

Kate Winslet, aliás, deve mesmo levar seu primeiro careca dourado. Sua Hanna Schmitz é misteriosa, fria, orgulhosa e ignorante. Uma atuação impecável, repleta de expressões minimalistas de uma grande atriz. Performance realmente superior à sua April, de Foi Apenas Um Sonho.

O que me incomodou em O Leitor, acredito, é o fato de ele ser, na realidade, dois filmes. O primeiro e belíssimo, mostra a relação amorosa entre uma mulher solitária e um garoto de apenas 15 anos. A ligação dos dois é, a princípio, carnal e nada afetiva (a cena da banheira, em que ele pergunta se ela o ama, é de esmagar o coração). Nesse momento o filme brilha, nos mostrando uma relação sincera, entre sexo e leituras, e as consequências geradas por ela, como o isolamento social do garoto.

Já o segundo filme, ou melhor, a segunda parte, é quando ela desaparece sem dizer adeus. Daqui pra frente, O Leitor vira um competente filme de tribunal. Competente, sim, mas menos brilhante do que seu início.

Concluindo, O Leitor é um belo filme e merece ser visto. Temos uma Kate Winslet nada menos que espetacular e uma história bem contada e comovente. Mesmo assim, não o considero a melhor obra do diretor Stephen Daldry – e isso não é uma coisa ruim.

Nota: 8,5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s