Resenha: Quem Quer Ser Um Milionário?

slumdog-millionaire

Tem algo de sedutor nesse filme que ainda não consigo identificar. Ele não é brilhante, inesquecível. Mas me fez sair do cinema deslumbrado. 

Seria seu ritmo frenético? Talvez. Sua vibrante trilha sonora? Possível. Seus carismáticos personagens? Hm, quase lá. Seu roteiro, construído sobre uma premissa simples (garoto é acusado de trapacear no “Show do Milhão” indiano), e que usa toda uma história como desculpa para entregar um final arrebatador? 

Na realidade é tudo isso, misturado e muito bem temperado pela ousada direção de Danny Boyle. A produção do cineasta inglês é diferente do que Hollywood produziu nos últimos anos. O que, apesar de pretensioso, traz um frescor necessário e bem-vindo. 

Quem Quer Ser Um Milionário? não é o tipo de filme que mais me agrada e a comparação com o visual de Cidade de Deus é inevitável (pra mim, o filme do Meirelles é superior). Talvez por isso, eu não compreenda o barulho que a produção vem fazendo nas premiações mundo à fora. Há coisa melhor no mercado, como O Lutador

Suponho que seu sucesso encontrou forças na carência do público e da crítica por filmes envolventes, que solicitam uma interação emocional da platéia (na sessão em que eu estava, as pessoas vibravam; por pouco não ouvi aplausos). E esse mesmo sentimento, certamente não foi despertado pelas outras produções, que também disputam o cargo de melhor do ano no Oscar®. O que faz toda a diferença. 

Quem Quer Ser Um Milionário? é um grande filme, feito da maneira correta e lançado no momento certo. Só não sei se, no futuro, quando todo esse hype passar (recessão, Bollywood), as pessoas vão gostar ainda mais dele ou se cairá no esquecimento. 

Nota: 9,0

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s