Resenha: Monstros VS. Alienígenas (em 3D e IMAX)

monsters_vs_aliensPode me chamar de coxinha, mas sou contra pirataria e downloads ilegais de filmes. Não pelo impacto econômico que isso exerce na indústria cinematográfica ou coisa do gênero. O fato é que, para mim, nada substitui a experiência de ir ao cinema. Sou apaixonado pelo ritual de comprar um bilhete, adentrar numa sala escura e curtir aquele sagrado momento que tem cheiro de pipoca.

Nos últimos anos, revendo seu próprio formato, o cinema tem abusado da tecnologia 3D. E, no começo desse ano, o Brasil ganhou sua primeira sala IMAX. Hm, façamos uma conta: Filmes em 3D + IMAX = a melhor experiência dentro de um cinema que tive até agora! Em outras palavras, o que era excelente ficou do caralho.

Já estava curioso para conferir este Monstros VS. Alienígenas. Afinal, a última animação da DreamWorks foi nada menos que Kung Fu Panda, a melhor coisa dos caras depois de Shrek 2. Quando soube que uma versão IMAX viria às nossas terras, putz, pirei. E assim, aproveitando o último feriado na cidade, fui ao Bourbon Shopping Pompeia, conhecer a tal sala com tela gigante e som monstruoso. E realmente, o tamanho da tela impressiona e o som faz tremer a poltrona.

Já a qualidade do filme é questionável. A animação que usa como referência os filmes de horror dos anos 50, não é ótima como um Kung Fu Panda, mas está longe de ser ruim como O Espanta Tubarões ou Shrek 3. Apesar do começo lento, o filme tem momentos engraçados e boas cenas de ação, que ficam ainda melhores em 3D. Aliás, a tecnologia é usada como reforço narrativo e  não gratuitamente (em raros momentos alguma coisa salta da tela do nada).

Concluindo, Monstros VS. Alienígenas foi feito para o 3D e assim deve ser visto. Nos cinemas convencionais ou em DVD não deve impressionar, graças a uma história sem grandes surpresas. Por isso, recomendo: se você mora em São Paulo, não deixe de ver o filme na sala Unibando IMAX.

Nota: 7,5

8 comentários

  1. eu moro em padre paraíso. comofas?
    huahuahuhauhauhauhauhauhauhau
    é rir pra não chorar
    adoro como escreve! deu vontade de virar coxinha e todo escambal

    1. Você, doutor, pode fazer o seguinte: pegue dois papéis celofane (um vermelho e um azul) e uma cartolina branca (pode ser preta também, você escolhe).

      Pegue a cartolina e faça dois furos, do tamanho dos seus olhos. Fez?
      Ok, agora recorte e cole um pedaço do celofane azul no buraco direito e um pedaço do vermelho no buraco esquerdo.

      Animal, agora você já tem um óculos 2.5D. Próximo passo: baixar um torrent do filme em 3D (que não existe, tá).

      Golaço.
      Corre pro abraço, irmão!

  2. hahahahahaha
    que não existe, tá. foi ótimo!
    e pq o óculos é só 2,5 D? sou seu fã bruno!
    um dia desses o keane (keane é um homem ou o nome da banda?) fez um show ao vivo na internet em 3d e tinha o esquema pra fazer um oculos era só imprimir e coisa e tal.
    http://modova.wordpress.com/2009/04/03/keane-3d/
    vc viu né? eu por acaso estava passando pelo twitter da marimoon e vi ela comentando. mas minha net nao funciona tao bem a ponto de poder ver um show ao vivo! mas achei interessante o esquema de fazer o óculos.

    1. Sim, fiquei sabendo desse videocast do Keane. Achei muito inovador.
      Mas não tive saco para fazer os óculos e desencanei. rs

      E Keane é o nome da banda, assim como Travis (aliás, a banda tem esse nome graças ao protagonista de um belo filme, “Paris, Texas” de Wim Wenders, que se chama Travis. Genial, não? Até nisso a banda tem a ver como comigo. rs).

      Abraço, doc!

  3. To doido pra ver, principalmente pelo IMAX!

    Mas até agora ainda não me convenci de que quem usa óculos consegue assistir confortavelmente com os oculos 3D por cima.

    Enfim, qualquer hora eu arrisco!!

    1. Leo, você PRECISA ir no IMAX!

      Quem já foi nesse tipo de sala em outros países, disse que a nossa é “pequena”. Pois eu achei incrível.

      Quanto ao 3D, eu também uso óculos. Mas pra esse tipo de ocasião, coloco minhas lentes de contato e já era. Melhor impossível.

      Não deixe de ir, não.

  4. travis eu sabia. mas juro que achei que keane era o nome do cara… que keane era um cantor solo. e olha que eu gostei do cd que eu baixei que vc indicou. dava pra ter ido no show!

    1. Falei que esse cd era bom. O melhor dos caras.

      Eles devem voltar para cá, com certeza.
      Daí quem sabe, você não vem com a pequena para irmos todos juntos. Heim?

Deixe um comentário

