DVD: Observe and Report

observe-and-report-dvdLançada diretamente em DVD no Brasil (e com o terrível título O Segurança Fora de Controle, o qual me recuso a repetir), Observe and Report é uma comédia incomum que merece ser assistida.

Dirigida por Jody Hill (do também hilário e inédito por aqui, The Fist Foot Way), o filme tem humor peculiar e ritmo lento. Mas traz Seth Rogen impagável como um segurança de shopping frustrado (e mucho loco) que vê seu sonho de virar policial mais próximo, quando um tarado surge botando o terror na mulherada consumista (aliás, a aparição do vilão acontece com um bem realizado plano-sequência).

Jody Hill é um diretor sem cerimônias e seus dois filmes podem ser vistos como estudos sobre o comportamento de uma parcela masculina americana. São homens cabras-macho, que sofrem – e até choram – ao ver sua amada transando com outro cara, mas exalam testosterona e inspiram cocaína e fumaça de maconha. Eles são incorretos para os olhos da sociedade, mas defendem seus valores com punhos fechados e uma arma de fogo.

“Esse tarado nojento foi a melhor coisa que já me aconteceu”, diz Ronnie Barnhardt (Rogen) deitado no sofá, enquanto sua mãe cai bêbada no chão da sala. Um estranho momento familiar, que dá o tom do humor presente em Observe and Report. Um humor denso e negro, construído por diálogos escatológicos e imprevisíveis (os discursos da mãe, por exemplo, são sensacionais).

observe-and-report-2Aliás, imprevisível é o melhor adjetivo para tentar classificar um filme como Observe and Report. O diretor Jody Hill, com seus cortes secos e trilha metaleira, nos deixa sozinhos junto a personagens transtornados, bipolares, que não pensam antes de agir: como o cínico e explosivo detetive Harrison, encarnado por um surpreendente Ray Liotta; e Dennis (Michael Peña), comparsa de Ronnie e uma das melhores coisas do filme. Ainda assim, a produção tem seus momentos-clichês, como a relação do segurança perdedor com a garota do café e o caráter duvidoso de Brandi (Anna Faris, em uma atuação hilária e digna de reconhecimento).

Observe and Report tem defeitos, não é um feel-good movie e não vai te fazer chorar de rir (bom, talvez). Mas é uma comédia subversiva, repleta de bons personagens e diálogos desconcertantes. Uma experiência  cinematográfica diferente, que você não pode deixar passar em branco. Por bem ou por mal.

Nota: 7,5

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s