Resenha: Alice no País das Maravilhas

Não tinha como dar errado: Tim Burton é um dos cineastas mais criativos de Hollywood e Alice no País das Maravilhas, obra de Lewis Carroll, é uma das histórias mais ricas e cultuadas da literatura.

É, não tinha como dar errado. Mas deu.

Alice no País das Maravilhas de Tim Burton é um filme terrivelmente chato.

Ninguém poderia imaginar. Graças aos trailers e às belíssimas imagens conceituais da produção, todos aguardavam ansiosamente por um filme arrebatador (ainda mais em 3D). Burton, enfim, contaria sua versão da história, abusando de elementos sombrios e de um visual que derrubaria queixos, como sempre lhe é peculiar.

E então o filme estreou e tudo o que temos é uma produção entediante, sem ritmo e que parece ter sido feita às pressas e a muitas mãos (leia “o estúdio deve ter dado tanto pitaco que nem parece obra de Tim Burton”).

O filme começa muito bem, com uma Alice criança deitada na cama e contando ao pai sobre um sonho. E então ela cresce e seu pesadelo torna-se um pedido de casamento precoce. Pressionada e hostilizada pelos próprios familiares, ela foge e cai no buraco do Coelho, numa sequência muito legal.

Mas aí entramos no tal País das Maravilhas e o filme vai por água abaixo. Numa vibe Crônicas de Nárnia, é evidente que Tim Burton se perdeu no meio do processo e criou não um filme, mas um emaranhado de cenas “jogadas” com a pretensão de tirar o fôlego do espectador.

Aliás, sua exagerada preocupação com o visual parece ter afetado a direção de seus atores. Com exceção de Helena Bonham Carter (a melhor coisa do filme, sua Rainha Vermelha é divertidíssima), todos os atores parecem pouco confortáveis em cena. A Alice de Mia Wasikowska é extremamente apática (o que tem certo propósito até se tornar insuportável) e Johnny Depp está péssimo como o Chapeleiro Maluco (jamais pensei que usaria as palavras “Johnny Depp” e “péssimo” numa mesma frase, mas é o que é).

Por outro lado, as criaturas geradas por computador são sensacionais. O Gato que Ri (ou Cheshire) é, sem dúvidas, o personagem mais interessante do filme. É uma delícia vê-lo em cena e lamentei o fato dele aparecer tão pouco. Assim como o Coelho Branco e a Lebre Maluca.

Por fim, é triste ver que um filme com tanto potencial tenha ficado tão chato (sério, eu não via a hora de acabar e tenho zero vontade de assisti-lo de novo). Com um roteiro enfadonho e um visual que nem sempre acerta (além de uma conversão 3D tosca), Alice no País das Maravilhas é um dos maiores desperdícios do século.

Lamentemos.

Nota: 5,5

51 comentários

  1. pois é,uma pena.
    ainda bem que não dei 20 paus pra ver em 3d.
    agora tô apostando tudo em homem de ferro(apesar da explosão anal).
    hehe.
    valeu!

    1. Olha Felipe, não vale a pena mesmo. O filme é muito sem graça e desinteressante.

      Também to apostando em “Homem de Ferro 2” (antes eu não tava, mas agora tô! Apesar da explosão anal.. hahaha)

      Abraço!

  2. esse eu vou ver em dvd.
    só vou ver o iron man no cinema por que é tradição mas,os blockbusters que eu quero ver mesmo são TRON – LEGACY e KICK ASS.
    ah,camarada,queria saber se você ouviu falar de uma sci fi nacional chamada “ÁREA Q”.arquivo-x com atores glogais rodado em Quixadá.
    hilário.
    o trailer saiu esses dias,seria interessante se você divulgasse o “material”.
    (não espere nada de bom.)

    1. uhsuash qêe isso éer legaal paakaas ♥
      também tavo desanimada mais vi na Escola
      (viforçadaprafazertrabalho) “USHAUSH” –> Abafãa
      mais éer um filme muito boom euu gosteei *-*

  3. Olha pra falar a verdade, axo q vc deve ter tido uma dor de barriga ‘mental’ pra escrever tudo isso!!Rs! mas como gosto, cada um tem o seu, mesmo achando sua opnião totalmente absurda e ridícula, a ponto de ignora-la, só não o faço para todos aqueles q baseados no post deixaram de ver Alice, essas”vaquinhas de presépio”, não tomem como suas, a sua opnião. Pra finalizar, Alice de Tim Burton é maravilhoso…

    1. Concordamos em discordar, Charlene.

      Mas me explique, o que tanto gostou no filme? Acha realmente que daqui a, sei lá, 1 ou 2 anos, você ainda vai se lembrar dele? O que há de tão maravilhoso em ver a Alice se transformar na Xena (ou She-Ra, se preferir)?

      Abraço!

    2. Eu realmente concordo com Charlene!!! O filme Alice in Wonderland é maravilhoso e, se achou entediante é porque, provavelmente, não o entendeu! Ou então, desde o princípio, você deve ter colocado em sua cabeça que esse filme é um tédio, mesmo antes de assistir. Ja ouviu falar em “não julgue o livro pela capa”?? Acho que foi exatamente o que vocês fezizeram!
      Sinceramente, não acho uma perda de tempo e dinheiro. O filme é muito bom! As cores, os efeitos, o som, os atores, … ! É incrível como o filme consegue ser lindo e maravilhoso em inúmeros sentidos.
      Mas, fazer o que?!? Gosto é gosto, mas acho uma pena que muitos não consigam ver o lado bom de tantas coisas lindas!!!

      1. Walquiria.
        Boa tarde!

        Muito bom o seu comentário, tanbém assisti o filme e gostei muito, tem tudo haver com filosofia do direito, trabalho que estou trabalhando no momento e o filme tem todo o conteúdo para tal.

        Forte abraço!
        Jack

  4. fui chamado de vaquinha de presépio…
    isso me magoou.
    de toda forma,eu não tava esperando esse filme tão desesperadamente.
    mas o conselho dela,apesar de um tanto grosseiro que eu pensei que fosse um homem mau humorado,é válido.
    mas eu vou ficar como vaquinha de presépio por enquanto e assistir no conforto da minha casa quando chegar em dvd.assim,se o filme for bom ou ruim,não vou ter arrependimento algum.
    obrigado,pastora charlene.
    que suas ovelhinhas sejam menos alienados que nós.

    1. hahahahahahaha

      Achei o comentário dela bem grosseiro também. Mas enfim.

      Ela não entendeu que não escrevo pra obrigar ninguém a ver ou deixar de ver um filme. Escrevo pra registrar minhas impressões sobre uma produção.

      E pra mim, ALICE é uma decepção.

  5. eu sei.
    só acho que é muito melhor ver a crítica/resenha de alguém confiável que ir no cinema e se decepcionar e ainda gastar quase 30 reais pra ver em 3D-feituoso.
    ainda assim,pode acontecer de eu ir ver no cinema.depende de vários fatores.
    é claro que quero tirar minhas conclusões,só não me importo de esperar um pouco mais,pagando apenas 3R$ na locadora e ainda ver com extras.
    e poder ver legendado,melhor ainda.
    valeu!

  6. Eu li uma crítica normal (mas indicando q ver em 3D é bobeira). li uma crítica dizendo que o filme é maravilhoso e agora li que o filme é decepcionante… Acho que terei de assistir mesmo e decidir… rs…

    Tá difícil…

    Até pq são 3 opiniões de pessoas que eu REALMENTE confio!
    Isso inclui vc! rs

  7. Pois é, cada um vê de um jeito mesmo. Eu gostei do filme. Fui achando que não seria grande coisa. Achei o início lento, mas depois me deixei empolgar pelas imagens, pelos personagens, pelo ritmo e fiquei ansiosa pelo desfecho. Se o veria de novo? Não, não veria. Mas poucos filmes eu veria de novo, uns dez por cento de tudo o que assisto — talvez.
    Até a próxima!
    Bia

  8. Gostei muito do filme. Chato eh o desenho antigo. Não da pra chegar ao final. Para o gênero, o filme êh bom. Muito mais se observar todas as referencias, não só ao desenho, como se fosse passado, mas tb as crônicas de Nárnia (foi de propósito), e principalmente, o magico de oz! Se vc gosta deste filme, vai gostar desta Alice. Johnny depp me surpreendeu positivamente pq pelo trailer achava que estava igual ao willie wonka, mas não esta.

  9. Quanto ao 3d, achei fraco ate chegar em wonderland (animacoes). Será q decidiram fazer 3d depois desta parte estar filmada e a adaptaram, ou eh mais uma homenagem ao magico de oz, que só fica colorido em Oz?

    1. Então Marcelo, até onde sei todo o 3D foi adaptado depois de o filme estar pronto.

      E legal você ter feito essa relação com o “Mágico de Oz”. Na verdade, quando ela entra em Wonderland é que as coisas acontecem, por isso o 3D fica mais “evidente” (entre aspas, pois nem é tão evidente assim).

      Mas percebeu como o mundo real é mais vivo e colorido que Wonderland? Burton adora fazer isso, como em “Noiva Cadáver”.

      Valeu pelo comentário!
      Abraço.

  10. De tudo o que você escreveu, só discordo em uma coisa: o Johnny Depp não estava péssimo como o Chapeleiro, realmente Johnny Depp e péssimo não podem caber numa mesma frase.Pelo contrário, achei uma das melhores atuações no filme, apesar de que não tivemos muitas excelentes…Mas acho que a pior foi a da Rainha Branca(Anne Hathaway).E a atuação de Helena Bonham Carter, apesar de muito boa, não beira ao que ela fez como Belatriz, em Harry Potter.

  11. o filme é otimo, eu aguardava pelo filme a 1 ano e foi exatamente o que esperava, se vcs foram ao cinema com a esperança de ver um filem em 3D onde as coisas vinham a sua cara estavam errados pois já assti 4 filmes em 3D e todos foram como a alice naum existe melhor o 3D é assim, o filem tah otimo se não gostaram não presisam fikar falando isso em nome de todos e principalmente no dos atores deles ! falem de vcs. e pelo que sei o jonh, helena o muitos outros falaram que foi o papel deles mais divertido de fazer . o filem ta otimo em todos os sentidos, ele é um bom estimolo de vida a pessoas chatas e ridiculas !

    1. por que? Eu achei Alice um filme muito interessante, eu sou design gráfica, e achei os efeitos visuais exelentes. E olha que disso eu entendo viu. Mais a questão do filme ser uma decepção, acho exageiro, sei que poderia ter sido bem melhor, mais se vc parar e analisar o filme bem detalhadamente, vc irá perceber que todo o seu contexto tem um propósito tudo tem sentido. Seu texto não foi dos melhores, mas é relevante. Por isso te digo, assista o filme sim, tenho certeza que você vai achar interessante.

      Obrigado!!!!
      PS: Desculpe, mais naum gostei da sua crítica.
      ,ô/ gostei do filme.

      Abraços

  12. Terei de concordar com Bruno Sanchez, o filme é um PORRE!

    Poderia resumi-lo com duas palavras: TIM BURTON!

    Seus filmes tem sempre fotografias e arte ótimas, porém o roteiro é (quase) SEMPRE clichê e fraco, com exceção de “Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street”

  13. O filme Alice no Pais das Maravilhas é mais para o público infantil.
    È normal vocês acherem que o filme é uma perda de tempo,como vocês não acreditam dessas coisas

  14. Ha um tedio,pior que agora tenho que fazer trabalho disso
    espero que “Resident Evil” nao me descepcione igual Alice

    Mas quem manda ter uma prof loka neh =/
    Alice eh para fikar em desenho e livros,em filme num da muito certo,so gostei da trilha sonora “Avril Lavigne” ela deveria ser ha Alice,garanto que o filme ia ser melhor

  15. até que enfim, um filme em que concordei com a opinião do bruno. ficou fraquíssimo o alice do timothy burton.

    aliás, faz tempo q ele não faz algo realmente bom…. o último , se não me engano, foi o melhor filme dele: ed wood. porque aquele barbeiro açougueiro e o jockey sem cabeça são ruimpracaraleos!!! ah, sim.. dou um desconto para a noiva cadáver e a fabrica de chocolate….. sim, o peixe grande também é bonzinho…..

  16. A maquiagem de ”Alice no Pais das Maravilhas ” é horrivel , muito mal vestida , mas apesar disso tudo algumas partes do filme é mt legal , gostei tambem na hora que ela ficou pequena e grande .

    Mais até que eu gostei um pouco desse filme !

  17. Esse filme e muinto bom ja asisti 5 veses, mais vale a pena ver de novo, tudo ficor perfeito , adorei os vistido dela pricipalmente os utimos.
    esse taylon e um viado poriso q ele nao gos por ivejaDanielly , Karlae Adriana,tam bem
    eu so estou defendedo pq eu amei.
    espero q vc goti do meu cometario edo filmi.

  18. como na resenha do site eu achei q alguns atores estava meio apaticos, mas depois de assistiro filme 4 vezez e analizae ele melhor eu consegui perceber q na verdade a personagem de Alice crê q ñ deve se apegar ou participar da históriam pois na sua cabeça é tudo um sonho!!!!!
    de resto acho q os efeitos estavam nota 8.5 pois tb percebi alguns padrões de formas no cenario 3-d e acho q ñ é desperdicio de dinheiro velo se vc ñ for um critico aficcionado e exigente!!!

  19. eu ja so totalmente ao contrari dessas pessoas q criticam o filme pois alem de ser otimo e cativante ,axei super legal e gostei dos personagens e de todo os figurimos da alice amei o tocu q ela de no lordi ,eu tenhu esse filme em casa e recomendu para todo mundo!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

